A Francesinha é muito mais do que uma sanduíche; é uma instituição cultural do Porto e um desafio gastronómico. Esta torre de pão de forma, recheada com várias carnes, coberta de queijo derretido e banhada num molho rico, quente e picante, é um prato de conforto absoluto.
Origem e História
Foi criada nos anos 50 por Daniel David Silva, um emigrante regressado de França, que se inspirou no famoso Croque Monsieur francês e decidiu adaptá-lo ao paladar mais intenso dos portugueses da Invicta. O segredo (e a alma) da Francesinha está no molho, e cada restaurante ou família tem a sua própria receita secreta.
Ingredientes Principais e Substituições
- As Carnes: A receita clássica exige bife de vaca fino, linguiça, salsicha fresca e fiambre. Pode substituir o bife de vaca por febra de porco ou peito de frango, mas perde-se parte da tradição.
- O Pão: Pão de forma de padaria, cortado em fatias ligeiramente grossas, ligeiramente torrado para suportar a humidade do molho sem se desmanchar.
- O Molho: Leva tomate, cerveja, vinho do Porto e piri-piri. Algumas receitas incluem caldo de carne e um toque de whisky ou aguardente para complexidade.
Dicas de Ouro
- O Ponto do Molho: Deixe o molho ferver e reduzir lentamente. O álcool da cerveja e das bebidas brancas deve evaporar completamente. Triture muito bem com a varinha mágica para ficar aveludado e sem grumos. Se estiver muito líquido, engrosse com um pouco de amido de milho.
- O Queijo: Use um queijo flamengo em fatias que derreta facilmente. Cubra a sanduíche completamente antes de deitar o molho quente por cima.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Como conservar o molho da Francesinha?
O molho pode (e deve) ser feito em grande quantidade. Guarde o molho extra em frascos de vidro no frigorífico (dura até 5 dias) ou congele-o. De facto, o molho costuma ficar ainda mais saboroso no dia seguinte!
Como aquecer a Francesinha?
Idealmente, monte a sanduíche com carnes frescas acabadas de grelhar. Aqueça apenas o molho à parte. Se sobrar sanduíche já com molho, reaqueça no forno a 180ºC, nunca no micro-ondas, para o pão não ficar empapado.

INGREDIENTES
- Para a Sanduíche:
- 4 fatias de pão de forma grosso (torrado ligeiramente)
- 2 bifes de vaca finos
- 2 salsichas frescas
- 2 linguiças
- 4 fatias de fiambre
- 10 a 12 fatias de queijo flamengo
- 2 ovos (para estrelar)
- Para o Molho:
- 1 cebola picada e 2 dentes de alho
- 1 folha de louro e azeite q.b.
- 50g de bacon ou presunto
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 cerveja (330ml) branca ou preta
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 cálice de brandy ou whisky
- Piri-piri a gosto e sal q.b.
- 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em leite (para engrossar)
MODO DE PREPARAÇÃO
- O Molho: Num tacho, faça um refogado com azeite, a cebola, o alho, o bacon e a folha de louro. Quando alourar, junte a polpa de tomate e o piri-piri.
- Refresque com a cerveja, o vinho do Porto e o brandy. Deixe ferver em lume brando durante 20-30 minutos para reduzir.
- Retire o louro e triture tudo com a varinha mágica. Se quiser o molho mais espesso, junte o amido de milho dissolvido e deixe ferver até engrossar. Prove e ajuste os temperos.
- As Carnes: Grelhe ou frite os bifes temperados com sal. Abra as salsichas frescas e linguiças ao meio e grelhe-as também.
- Montagem: Numa travessa de ir ao forno, coloque uma fatia de pão torrado. Cubra com o fiambre, depois a linguiça, a salsicha e, por fim, o bife. Feche com outra fatia de pão.
- Cubra toda a sanduíche com as fatias de queijo (laterais incluídas).
- Leve ao forno quente (200ºC) durante 5 minutos para derreter bem o queijo.
- Retire do forno, coloque um ovo estrelado no topo de cada Francesinha e regue abundantemente com o molho a ferver. Sirva imediatamente com batatas fritas!