O Polvo à Lagareiro é um prato tradicional português que se tornou muito popular em todo o mundo. É um prato simples, mas muito saboroso, que é perfeito para quem gosta de saborear os sabores frescos do mar. A história do Polvo à Lagareiro remonta à época em que o azeite começou a ser produzido em Portugal. Na altura, os produtores de azeite costumavam utilizar pedras de lagar para esmagar as azeitonas, e a gordura resultante era recolhida em grandes vasos de barro. Como a zona costeira do país é rica em peixe e marisco, os pescadores começaram a utilizar o mesmo método para cozinhar o polvo, o que acabou por dar origem ao prato que hoje conhecemos como Polvo à Lagareiro.
Como é feito o Polvo à Lagareiro?
O Polvo à Lagareiro é um prato muito simples de fazer, mas que requer alguma habilidade na hora de cozinhar o polvo. A primeira etapa é cozer o polvo, geralmente em água com sal e louro, até que fique macio. Depois, o polvo é cortado em pedaços e colocado num tabuleiro de barro, juntamente com alho, azeite e batatas. O tabuleiro é levado ao forno até que as batatas fiquem macias e o polvo fique dourado. O resultado é um prato delicioso, com um sabor suave e textura macia.
Como servir o Polvo à Lagareiro?
O Polvo à Lagareiro é um prato que é geralmente servido como prato principal, acompanhado por batatas a murro e uma boa salada. O segredo para servir um Polvo à Lagareiro perfeito está em escolher um bom azeite, que seja fresco e com um sabor intenso. O azeite é utilizado tanto na preparação do polvo como no tempero das batatas, e é responsável pelo sabor único deste prato.
Onde comer o Polvo à Lagareiro?
O Polvo à Lagareiro é um prato muito popular em todo o país, mas existem algumas regiões que se destacam pela qualidade da sua confeção. A zona da Póvoa de Varzim, por exemplo, é conhecida pelos seus restaurantes de peixe e marisco, onde é possível saborear um Polvo à Lagareiro autêntico e delicioso. Outra região onde este prato é muito apreciado é a região do Alentejo, onde é possível encontrar restaurantes que utilizam ingredientes locais para preparar um Polvo à Lagareiro verdadeiramente memorável.
Valores nutricioanais do Polvo à Lagareiro
O polvo é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, vitaminas do complexo B e minerais, como zinco, ferro e selénio. Contudo, é uma fonte moderada de gordura, que pode ser aumentada pela adição do azeite no prato.
Além disso, as batatas a murro, que são frequentemente servidas como acompanhamento do Polvo à Lagareiro, são uma fonte rica em hidratos de carbono, vitaminas B6 e C e minerais, como potássio e ferro. No entanto, o seu conteúdo calórico é relativamente elevado e deve ser consumido com moderação.
O azeite, utilizado na preparação do prato, é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que são benéficas para a saúde cardiovascular, mas é importante lembrar que o azeite é rico em calorias e deve ser consumido com moderação.
Por fim, é importante referir que o Polvo à Lagareiro é um prato relativamente baixo em calorias, desde que seja servido com moderação. A escolha dos ingredientes e a forma de preparação também influenciam os seus valores nutricionais, por isso é importante escolher ingredientes frescos e preparar o prato de forma saudável.
INGREDIENTES
- 1,5 kg de polvo
- 250 ml azeite
- 2 cabeça de alho
- 1 unid. cebola
- 1 c. de sopa sal
- 1 c. de sopa sal (para as batatas)
- 900 g de batata para assar
- 2 folha louro
- 1 q.b. pimenta branca
- 1 q.b. salsa
MODO DE PREPARAÇÃO
- Pré-aqueça o forno a 160 ºC.
- Numa panela grande coza o polvo com cerca de 5 litros de água, 50 ml de azeite, uma cabeça de alho esmagada e uma cebola com casca.
- Coza durante 40 minutos, até estar tenro. Verifique espetando um garfo nos tentáculos mais grossos. Tempere com o sal e deixe-o arrefecer na própria água.
- Separe a cabeça dos tentáculos, reservando-os numa travessa de ir ao forno.
- Lave bem as batatinhas e envolva-as no sal. Para que fiquem macias, leve-as ao forno a 160 ºC, durante 35 minutos.
- Sacuda bem o sal das batatas e junte-as aos tentáculos. Aumente a temperatura do forno para 180 ºC.
- Regue o polvo e as batatas com 200 ml de azeite, distribua os dentes de alho esmagados e as folhas de louro pela travessa e polvilhe com pimenta branca de moinho.
- Leve ao forno. Quando o polvo estiver dourado está pronto.
- Polvilhe a travessa com salsa picada e sirva o polvo à lagareiro de imediato.