Sobre o risoto de camarão
O risoto de camarão é um prato incrivelmente saboroso, mas muitas vezes é negligenciado como um ingrediente principal. No entanto, este prato é cheio de sabor e textura, criando uma experiência culinária surpreendente, leve e brilhante.
Este belo risoto de camarão levará seus sentidos a um restaurante de alta classe, com seu sabor suculento e gorduroso, proveniente do camarão. Muitas pessoas pensam que há toneladas de creme neste prato, mas é possível conseguir o mesmo sabor sem usar uma única gota de creme.
Este risoto de camarão é fácil de fazer e não precisa de uma atenção constante no fogão. Além disso, pode ser acompanhado por uma simples salada verde regada com molho italiano ou francês, tornando uma refeição completa e deliciosa. Com poucos ingredientes e pouco esforço, você pode impressionar seus convidados com um prato sofisticado e delicioso de risoto de camarão.
Um risoto de camarão cremoso
Tenho uma amiga que tem medo de fazer risoto porque acha que é realmente difícil. Assustada com todos aqueles episódios de Masterchef em que a concorrente nervosa apresenta o seu risoto aos juízes e fica ali de pé, suando e tremendo, enquanto os juízes espreitam e se prodigalizam no prato antes de terem um sabor, mastigando lentamente com um olhar tão sério na cara que se pensaria que estavam a tentar encontrar uma solução para a Paz Mundial.
Risoto não é difícil, na verdade não é. Não percebo porque é que eles falam tanto nos reality shows de culinária! Tem medo de fazer risoto de camarção porque parece difícil – esta receita de risoto é para si! Cremoso com uma textura levemente firme como o arroz (mas melhor!)
INGREDIENTES
- 110gr de manteiga (dividida 20gr para o camarão+30gr para iniciar o risoto+60gr para finalizar o risoto)
- 400 gr de camarão
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 1/4 pimenta dedo de moça picada (opcional)
- 150 gr de tomate picado (sem semente) – eu usei tomate cereja mas pode ser qualquer um maduro
- 200 gr de arroz para risotto (arbóreo, carnarolli..)
- 60 ml de vinho branco seco
- 2 litros de água
- caldo de peixe ou frango
- 70 gr de queijo parmesão
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
- sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARAÇÃO
- Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe marinando por uns 10 minutos.
- Coloque a água numa panela, com o caldo de peixe ou frango e mantenha no fogo com o lume baixo o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).
- Inicie fritando os camarões (lembre-se de separar uns 10 para a finalização do prato). Em uma frigideira aquecida coloque um pouco da manteiga e deixe derreter. Coloque os camarões, não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando ficar rosado de um lado, vire e deixe rosar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito senão os camarões ficam “borrachudos”. Coloque os camarões fritos em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar todo o camarão.
- Em uma panela de fundo grosso coloque 30gr de manteiga, adicione a cebola e o alho picados finamente e deixe suar (refogar sem dourar).
- Acrescente a pimenta (se for usar) e os tomates picados, mexa bem e deixe refogar, mexendo ocasionalmente.
- Quando os tomates estiverem bem refogados (desmanchando), acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado.
- Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.
- Adicione cerca de 4 conchas de caldo e mexa o arroz. Lembre-se de mexer nas laterais e no centro sempre. Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo. Essa fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos pouco, isso ajuda a liberar o amido do arroz o que deixa o arroz cremoso (não precisa força – mexa levemente). Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando), vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não use todo o caldo).
- Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione os camarões fritos e o caldo que formou, mexa bem para envolver com o arroz. Desligue o fogo.
- Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido.
- Acerte sal e pimenta.
- Adicione 60 gr de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz, isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante.
- Deixe descansar por uns 2/3 minutos (pode tampar).
- Enquanto o risoto descansa, frite os camarões que separamos para finalizar o prato. Numa panela quente coloque manteiga, adicione os camarões, quando estiver rosado vire e deixe rosar do outro lado. Reserve.
- Volte ao risoto, adicione a salsinha e mexa delicadamente.
- Monte o prato finalizando com camarões e um pouquinho de salsinha bem picada.
NOTAS
Ao preparar esta receita de risoto de camarão, é altamente recomendado que se compre os camarões ainda com suas conchas. Embora possa parecer uma tarefa difícil de descascar, as cabeças e conchas podem ser usadas para criar um caldo incrivelmente saboroso para o risoto. Por isso, não deixe de aproveitar este ingrediente e prepare um caldo glorioso.
Outra dica importante é utilizar o melhor tipo de arroz para risoto que você encontrar, como arborio, carnaroli ou arroz nano vialone. Essas variedades de arroz são perfeitas para a receita, pois são capazes de absorver o líquido gradualmente e liberar amido, criando uma textura cremosa e suave no risoto. Portanto, invista em um bom arroz para garantir um resultado perfeito em sua receita.